sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Arranjando os ovos para a omeleta


Depois de, na semana passada, ter expressado a minha tristeza pela reiterada intenção de alienação do acervo Miró constante do património do BPN a liquidar, volto à área cultural para relatar-vos uma experiência apaixonante que estamos a ter na Venezuela: o concerto “Algo Eléctrico”, que vai ter lugar no próximo domingo, no Centro Português de Caracas, e que partiu de uma base de financiamento público igual a zero.

Ao concebermos este concerto procurámos ilustrar uma relação entre dois países e dois povos que, a nosso ver, vai muito para além dos limites estritos da política e da economia, entrando mar adentro por oceanos de cultura em que os povos venezuelano e português são, há muito, companheiros de viagem.

Esta ideia é transmitida pelo cruzamento que se fará entre maestros e compositores. A mais de dar a conhecer à audiência maioritariamente portuguesa os compositores clássicos de Portugal e Venezuela, de uma forma pedagógica, simboliza-se a universalidade da cultura ao solicitar ao Maestro Osvaldo Ferreira (Portugal) que dirija as obras venezuelanas (de Evencio Castellanos e de António Lauro) e ao Maestro Régulo Stabilito que o faça em relação às composições portuguesas (de Joly Braga Santos e de Luís de Freitas Branco), bem assim como ao adoptar como executante comum a mundialmente prestigiada Orquestra Sinfónica da Venezuela.

À medida que a ideia tomava corpo, ficava a sensação de que faltava um traço final para acabar de pintar o quadro musical que queríamos oferecer ao público. Eis, então, que ele nos aparece com a inclusão do conhecido músico venezuelano Pedro Castillo (conquistou fama como vocalista da banda Aditus, nos anos 90), cujo tema “Algo Eléctrico” ilustra a relação harmoniosa e de perfeita integração dos portugueses que emigraram para a Venezuela e das gerações subsequentes (algo que nem sempre se passa com as nossas Comunidades da diáspora), na tal mescla de culturas que ultrapassa todas as fronteiras. Como diz a letra da canção que empresta o mote para a tarde cultural de domingo:

Pregunté a los grandes entendidos
Y ellos no entienden lo que trato de explicar
No razono ni escucho, tú me has cambiado mucho
esto tiene que ser electricidad

Hay algo eléctrico entre tú y yo
que no sabemos como aparecio
Es algo eléctrico entre tú y yo
tú y yo, tú y yo

 

Coroando desta forma um desafio que convida um venezuelano a explicar a herança clássica portuguesa e vice-versa, dá-se uma banda sonora a uma relação sentida que vai muito além do explicável por palavras, já que há, efectivamente, “algo eléctrico” entre os dois povos e suas culturas.

O que destaco é o facto de Centro Português de Caracas, Orquestra Sinfónica da Venezuela, EDP, CGD e BPI terem dado mãos a uma Embaixada cujo o investimento material foi muitíssimo residual, cabendo-nos o gozo e o orgulho de “inventar” o espectáculo. Dito de outra forma: há sempre corrente para dar energia à nossa Cultura, assim havendo determinação.

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