segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Muita garganta


A Constituição da Sérvia, ao que tudo indica, foi aprovada por uma maioria juridicamente vinculativa.
O texto basilar da organização do Estado da ex-Jugoslávia inclui nos limites da sua soberania o Kosovo, como não poderia deixar de ser, desde logo olhando ao facto de os sérvios verem naquela região o berço da sua nacionalidade.
É evidente que ninguém pode esquecer a violência das tropas patrocinadas por Belgrado, quando surgiram as reclamações independentistas.
Entendo, de igual modo, que também não podem olvidar-se as acções terroristas das milícias de matriz albanesa e o perigo para a estabilidade da região balcânica que pode representar mais um Estado (eu diria, um estrago) similar ao que (não) é governado a partir de Tirana (não me contaram; eu vi)...
A questão do momento, porém, é outra, a meu ver. Falo da adesão da Sérvia à União Europeia que, ao que se diz, pode estar a ser condicionada pela entrega de Mladic e Karadzic (heróis na Sérvia, bandidos fora dela) e pela resolução do dossiê kosovar.
Não entrando sequer na questão da jurisdição internacional (que permitiu ir buscar Milosevic a "casa"), sublinho, mais uma vez, a hipocrisia do sistema de relações internacionais, bem patente no enleio amoroso em que o mundo ocidental anda com a mesma China que pratica tiro ao alvo no Tibete e que, em início de 2005, aprovou uma lei anti-secessão, que proibe qualquer auto-determinação em Taipé (Taiwan).
Eu diria que o Kosovo é mais simbólico para a Sérvia do que as duas regiões mencionadas para a China. Bem sei que a China não deseja aderir à UE, mas inunda-nos de produtos, pelo que, creio eu, a questão moral parece equivalente.
Mais uma vez, a valentia e ética europeias têm mais garganta do que outra coisa...

3 comentários:

Luis Cirilo disse...

Inteiramente de acordo.Alias poderias tambem ter acrescentado a possivel adesão da Turquia para concluires que passamos rápidamente da Europa das convicçoes para a Europa das conveniências.
E qualquer dia nem Europa temos.
Quanto á China é melhor falares com o Sócrates !!!
Afinal até os convidou para o congresso do PS...

Gonçalo Capitão disse...

Sobre o PC chinês, pelos vistos, foi para lhes ensinar política, como podes ver no meu post "Ah, ganda Lello!!!", de dia 18.

Foste mesmo ao ponto: fico louco com os discursos gongóricos de alguns eurodeputados que defendem o lugar falando de algo que não existe, como denunciou, ainda ontem, o insuspeito Freitas do Amaral (disse que, nas várias reuniões da UE a que assistiu como MNE, só viu economia e nenhum princípio europeísta).

Rui Miguel Ribeiro disse...

É claro que há muita hipocrisia! Queres exemplo mais flagrante do que a exclusão diplomática de que a Áustria foi alvo há uns anos atrás, quando estamos num mundo em que existem o Zimbabwe, a China, a Birmânia, o Sudão, a Arábia Saudita, Cuba, a Coreia do Norte, to name a few?
A Sérvia, apesar das muitas culpas que teve, tornou-se uma espécie de bode expiatório internacional. A eventual independência do Kosovo é uma aberração que nega o princípio sempre defendido pelo Ocidente de não permitir alterações de fornteiras na ex-Jugoslávia. Então dividam a BiH que também não faz sentido, nem corresponde a uma entidade histórica, nem a uma nação, nem a uma realidade política voluntária.