quarta-feira, 3 de junho de 2009

Como combater a abstenção


A julgar pelas listas de candidatos ao Parlamento Europeu, as eleições europeias começam a configurar uma espécie de trapolim para as celebridades 'saltarem' até Bruxelas. Depois das actrizes e modelos que Berlusconi alista, há também um (charmoso, cumpre dizer) princípe italiano (Emmanuel-Philibert de Saboia) e ainda a menina da foto supra, porventura a mais falada de todas as candidatas.

Elena Basescu é a filha mais nova do Presidente da Roménia, tem 28 anos e muito escândalo cor-de-rosa no currículo. É frequentemente apelidada de "Paris Hilton" dos Cárpatos, conhecida pelas suas gaffes e calinadas na gramática e claro, pela presença assídua na noite de Bucareste. Estamos mortinhos por saber o que é que, a ser eleita, levará até Bruxelas.

Nós por cá... contentemo-nos com meia dúzia de tipos maçudos que só sabem falar da Crise e do Tratado Europeu. Não há princípes, nem princesas. Há ex-Ministros da Agricultura (quanto glamour!!), há senhoras que lidam muito bem com a gramática e outras que já sabem o que significa uma cadeira no Parlamento Europeu. Há ainda senhores de farta cabeleira branca que se assemelham aos nossos avôzinhos (e uns outros tantos a sofrer de calvície) e ainda uma escritora da praça.

Graças a deus ainda ninguém se lembrou de nos impingir celebridades. E talvez por isso sejamos o país que regista maiores índices de abstenção nestas eleições... Compreensível. Faltam "motivos" que levem os portugueses às urnas...

3 comentários:

Gonçalo Capitão disse...

Realmente... Estes exemplos multiplicam-se, há muito tempo.

Já agora: o que é que se passa com o cavalo? :)

Rosa Moreto disse...

Eu cá acredito que é possível na política aliar a beldade feminina à inteligência. Não devem é andar a procurar no sítio certo....eu conheço alguns exemplos desta "espécie rara" com muito valor que espero daqui a poucos anos ver por aí a espalhar beleza e inteligência pelos corredores da política =) Never give up girls ;)

Bia disse...

Afinal, não vou votar!!!


:P