quinta-feira, 26 de junho de 2008

Sonhos não se comem só no Natal


Há dias felizes!

Ir ao Teatro Naciona D. Maria II ver "Um Conto Americano - The Water Engine" de David Mamet assegura-o.

Boa representação (entre outros com Eurico Lopes e Lourdes Norberto), muito boa banda sonora e soberba cenografia, numa peça passada na América do iniício do século XX, mas com um tema actual: a dependência dos combustíveis fósseis.

Um jovem inventor, concretizando um sonho, cria um motor a hidrogénio/água e a indústria não aprecia a veleidade. O resto?!... Vá (mas vá mesmo) ao teatro até dia 13 de Julho!

1 comentário:

Gonçalo Capitão disse...

ando há dias para adendar uma nota sobre o preço deste espectáculo: um bilhete custava mais de onze euros.

Sendo que o prazer intelectual proporcionado compensa, sublinho que a sala estava a menos de metade, pese embora fosse dia de semana e quase de fim de festa.

Se virmos que a maioria das famílias, mesmo da classe média, está com a corda ao pescoço, então perceberemos que estamos cada vez mais longe da democratização da cultura e mais perto de sacralizar o hábito de ter ministros da cultura irrelevantes, a quem dão orçamentos vergonhosos.

Há que, por um lado, encontrar mais vantagens para que os mecenas engordem o cheque e, por outro lado, que pôr as figuras destacadas a promover ao máximo a cultura nacional e de qualidade, em vez de nos limitarmos a vê-los fazer figuras ridículas em festarolas lamentáveis ou em estádios de futebol (no caso dos políticos).