quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Porque hoje é...

...o Dia Internacional da Tolerância, essa atitude/capacidade/virtude que é fácil de aplaudir, difícil de explicar e ainda mais dífícil de pôr em prática...
... fica aqui uma citação de Gandhi para reflectir:

"A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos"

3 comentários:

Gonçalo Capitão disse...

E, no entanto, a atitude é cada vez mais a contrária, de tal modo que há necessidade de lhe consagrar um dia e de fazer notícia de cada atitude tolerante e solidária (algo que devia ser regra).

Islamofobia, racismo, discriminação sexual, etc... "Is this the World we created?", perguntariam os Queen...

Maria Manuel disse...

Efectivamente hoje há um sem numero de razões para repensar o individualismo, o egocentrismo, o “umbilicalismo”... hoje vivemos um tempo de silêncios na multidão onde não há espaço para a pluralidade livre e consciente. Há um desrespeito constante e permanente pela Humanidade na qual em especial se deve reflectir sobre a Dignidade da Pessoa, do Homem.
Pese se lamente a necessidade da criação de um dia para relembrar a existência de algo tão básico, a Tolerância, memos mal tal lucidez... certamente a inexistência deste dia lavava-nos ao esquecimento em absoluto. A sua postagem faz-me lembrar que hoje, pelo memos hoje, devo repensar a minha tolerância...

freitas pereira disse...

Por exemplo:


If 100 Palestinians chanting anti-Christian slogans had smashed a 19-year-old Swedish girl in the face with a bottle, breaking her cheek bone, it would be headlines in much of the US media.

Yet, not a single American mainstream news outlet has covered this incident, in which Israeli citizens did just that.

Please contact the media, tell them you have a news tip, and then give them the basic facts:

Yesterday in Hebron, in the West Bank, a crowd of 100 Jewish settlers chanting "We killed Jesus and we'll kill you too" attacked a 19-year-old Swedish woman, spitting on her and smashing her in the face with a bottle, breaking her cheek bone.

Israeli police stood by and watched.
[More info below]


[PHOTOS ATTACHED]

For more photos and additional information:

http://www.palsolidarity.org/main/2006/11/18/hebron-day-06/

http://www.imemc.org/content/view/22740/1/