quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Juntaram-se os três à esquina

Realiza-se, hoje, em Brasília, um encontro entre os Presidentes do Brasil e da África do Sul, e o Primeiro-Ministro da Índia.
À partida, parece algo banal mencionar a cimeira, que visa dar força e relevância económica a uma aliança que formaram, há três anos.
Contudo, pondo os óculos de leitura política, vários são os factos que, topicamente, podemos apontar:
  • Trata-se de três potências emergentes do mundo actual, com relevância só suplantada - para além dos crónicos E.U.A., U.E. e Japão - pela China e pela Rússia, a meu ver.
  • São países que reivindicam um lugar permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (para horror da Argentina e do Paquistão, por exemplo). Não digo que sejam os candidatos ideais, mas, de facto, fica por perceber, hoje em dia, a hegemonia das potências vencedoras da II Guerra Mundial naquele clube de elite.
  • Eis mais um eixo que se forma para contornar a antiga (já lá vão uns séculos) e decrépita supremacia ocidental (EUA & UE, entenda-se), à semelhança do regabofe que se vai instalando no resto da América Latina.
  • Quem achar que isto não é relevante, veja melhor: basta mencionar que se trata de nações riquíssimas em recursos naturais e que, por exemplo, a Índia tem a maior classe média do mundo, está no pelotão da frente de sectores como a electrónica e a informática, domina a língua inglesa e é uma democracia.
  • A África de Sul é líder, no continente africano, só se antevendo novidades adicionais, a breve trecho e por aquelas paragens, da Líbia.
  • O Brasil tem papel preponderante em iniciativas de integração na América do Sul, como o Mercosul, a que preside nesta altura.
  • É uma pena que não se lhe atribua, de uma vez por todas, a liderança de facto da CPLP, o que aumentaria geometricamente a importância da organização e, consequentemente, a nossa força junto da UE, de quem dependemos excessivamente, em meu entender.

Em suma, creio que há muitas dependências a combater em Portugal; a que nos liga quase exclusivamente à União Europeia é mais uma.

Não me entendam mal: a União Europeia foi a salvação de Portugal, que sem ela seria uma outra Albânia. Porém, fomos do oito do pós 25 de Abril ao oitenta "euro-histérico" de muita da actual (falta de) classe política.

Estou em crer que ainda seriamos mais escutados na União, se diversificássemos os nossos pólos geopolíticos.

1 comentário:

Rui Miguel Ribeiro disse...

Totalmente de acordo quanto à necessidade imperiosa de Portugal diversificar os seus interesses geoestratégicos, o que deveria ser uma prioridade da política externa e de segurança de um país da dimensão de Portugal.

Quanto à cimeira Brasil-Índia-RSA, é relevante, mas penso que se trata de uma aliança limitada e conjuntural: os palcos são diferentes e os interesses comuns relativamente limitados.