terça-feira, 2 de outubro de 2012

Questão de Coragem Política

Enquanto que Pedro Passos Coelho foi a Bruxelas, pedir a autorização para saquear os Portugueses doutra maneira,  com uma nova versão da TSU, uma mulher, a Presidente da Argentina, Cristina Fernandez de Kirchner, demonstrou um carácter diferente num discurso que pronunciou na tribuna da ONU, ao responder ao chefe do FMI, outra mulher, Francesa, Christine Lagarde, pequena burguesa, conhecida, quando ministra das finanças de Sarkozy, pelo desprezo com que tratava os contribuintes franceses, que: "a FIFA teve mais sucesso na  organização do Campeonato do Mundo, que o FMI para reorganizar a economia mundial nestes últimos vinte anos"!

Foi uma resposta a Lagarde que tinha utilizado o termo "cartão vermelho" à Argentina , ameaçando-a de a "expulsar do campo", enquanto que muitos consideram que a Argentina foi e é um modelo para sair da crise sem passar nas garras do FMI.

Cristina Kirchner acrescentou que: "não somos uma equipa de futebol. Somos uma Nação soberana. E a crise económica não é um jogo. Mas sim a pior crise desde os anos 30."

Caso raro na ONU, Cristina Kirchner foi longamente ovacionada.  

"Para muitos", prosseguiu, "seriamos um mau exemplo, mas é bom de notar que a Argentina pagou os accionistas melhor que Emron, nos Estados Unidos (Empresa americana, que especulou no mercado da electricidade, faliu, e arrastou com ela a firma de auditoria Arthur Andersen. Milhares de milhões de dollars evaporados!) ." Para cada fatia de 100 dólares da dívida, Emron pagou 1 dólar, e a Argentina pagou 20" disse!
 
"Aqueles que pensavam sarar os problemas do mundo com as receitas que os geriram, tratam-nos de proteccionistas, enquanto que na realidade fomos vítimas do ultraliberalismo que devastou as nossas economias lançando para a miséria milhões dos nossos cidadãos"!
 
Creio que foi o seu marido, Nestor Kirchner, que disse um dia aos americanos: "Nunca mais aceitaremos de voltar a ser capachos de ninguém"!
 
No dia em que Portugal tiver politicos desta têmpera, ver-se-à uma luz no tunel!
 
Freitas Pereira 

Sem comentários: