segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Se estivesse no Parlamento e fosse de esquerda chamaria a esta publicação "palhaçada"

Deputado do PSD distribui post-it na AR

Era discutida lei-quadro da competitividade e empreendedorismo. Pedro Saraiva distribuiu post-it pelos assentos parlamentares para recolher ideias, e utilizou os projectores da AR para partilhar a máxima da fábula de La Fontaine "A cigarra e a formiga".

A esquerda não gostou e apelidou de "palhaçada" a iniciativa.

Ora, vamos por partes:

O debate era sobre empreendedorismo. O que faz um empreendedor?
À partida, diria que surge no mercado com uma ideia inovadora e lança uma start-up. Mas em Portugal, para não ser apelidado de idiota ou outras coisas chatas, é bom que se fique por abrir um café;

Ainda que seja um café. Para se manter no mercado de forma competitiva, deve ter um factor diferenciador.
Requer um exercício de brainstorming. Se o grupo é composto por 230 pessoas e não há um software integrado de partilha de informações, o post-it parece-me uma boa solução;

Supondo que o grupo até precisa de inspiração, dado que metade não foi capaz de apresentar qualquer solução para os destinos do café nos últimos 5 meses, e até tens um projector catita para todos receberem in-puts.
Utilizá-lo para partilhar a tua ideia pode ser porreiro. Numa empresa, costumamos chamar a isto estratégia motivacional.

Sobre a fábula, disse Catarina Martins do BE que tinha sido utilizada pela propaganda em 1933, sendo um absurdo apresentá-la em 2011. Referia-se claramente aos movimentos fascistas portugueses. Podemos depreender que quem se revê na "Cigarra e a Formiga" é fascista? Ou podemos depreender que quem concorda que no trabalhar é que está o ganho é fascista? Ou quem não é reaccionário é fascista?

Espera, mas é a direita que deveria ser reaccionária. (calma, eu vou perceber isto)


1 comentário:

luis cirilo disse...

Sublime ironia cara Tania.
OS deputados,especialmente os de esquerda assumida,deviam ler este post.