terça-feira, 5 de abril de 2011

A galinha da vizinha nem sempre é melhor que a minha


No dia em que saiu um estudo que assegura que 46% dos portugueses são favoráveis a uma união entre Portugal e Espanha, chega também a notícia de que no país vizinho os jovens sentem-se, à semelhança dos portugueses, «à rasca». E estão já reunidos numa plataforma designada ‘Juventud sin futuro’, a qual tem agendada para esta semana uma grande manifestação em Madrid.

Ou seja, deixem-se de utópicas crenças quanto ao lado de lá da fronteira, pois a vizinha Espanha também está em maus lençóis. Não só não escapou à crise económica ocidental, como conta com a mais alta taxa de desemprego da Europa (mais de 1100 pessoas ficam diariamente desempregadas) e enfrenta ainda uma crise imobiliária sem precedentes.

A única crise que bateu à porta por cá e ainda não dá sinais por lá é a crise política. Fora isso, Espanha está longe de ser uma galinha de ovos d’ouro, pelo que é pura perda de tempo acreditar que podemos resolver os nossos problemas com uma união ibérica.


*a fotografia foi tirada numa loja no Chiado, em Lisboa e ilustra bem a «pequenez» de algumas mentalidades lusas...

3 comentários:

Diogo N. Gaspar disse...

Nós fizemos a manifestação primeiro, eles é que estão a ir ao nosso encontro!

Dulce disse...

Ao menos nalguma coisa somos «primeiros» :)

Mas estive a ler e a manifestação teve pouca adesão e foi um pouco atribulada... Confirme-se aqui:

http://www.libertaddigital.com/sociedad/doce-jovenes-sin-futuro-detenidos-tras-una-manifestacion-contra-la-precariedad-laboral-1276419800/

Diogo N. Gaspar disse...

Um pouco triste, ao menos por cá fomos mais civilizados! Ainda que não veja nem acredite em efeitos na política, o país ficou a debater o assunto.