quarta-feira, 1 de setembro de 2010

I'm Lovin' It

Nos seus primórdios, a MacDonald’s posicionou-se no mercado como uma empresa que disponibilizada “refeições rápidas e acessíveis”. O seu negócio era assim definido e essa era a mensagem que transmitia ao mercado.

Isto vem a propósito de um estudo de Peter Drucker que reli há pouco tempo e que explica a importância dos gestores colocarem a si mesmos um conjunto de questões que, dada a sua importância, influenciam o curso de uma estratégia. Uma dessas questões é: “Qual o seu negócio?”

A avançar pela teoria de Drucker, será que se a MacDonald’s tivesse definido na altura o seu negócio como uma empresa que comercializava hambúrgueres, saberíamos hoje o que era o BigMac?

1 comentário:

Marta Rocha disse...

Ainda hoje vinha em viagem a comentar precisamente isto! Estou certa que ninguém pensou que a MacCdonalds teria tanto sucesso, nem os marketeers, nem os gestores.
Nem eu própria imaginei sentir-me "em casa" em Londres ou em Roma só por entrar num Mac, ou ainda que a minha filha com pouco mais de um ano, quando visse o "M" gigante diria "Párapápapá" sem nunca ter comido ou entrado lá.