quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sem emenda

Desgraçadamente, não creio que o PSD tenha emenda…

Apesar das mentes mais criativas do (meu) grémio laranja tenham gritado vitória em face do maior número de câmaras municipais averbado pelo PSD, o facto é que “voaram” 27 daquelas autarquias para o Partido Socialista, num cenário em que o PSD jamais deveria perder terreno, antes sendo de aproveitar a oportunidade gerada pelo descontentamento popular para reforçar posições e conquistar novas praças-fortes. Porém, depois de “conseguir” a obra-prima de perder as eleições legislativas, já era de esperar mais um auto-golo…

Comecemos no meu distrito de Coimbra. Primeira nota saliente é a perda de duas das quatro cidades para o PS - Figueira da Foz e Oliveira do Hospital – por causa de lamentáveis lutas internas do partido; ou seja, mais uma vez, os “donos” do PSD preferem pôr o seu umbigo e a sua ganância à frente dos interesses dos concelhos e suas populações. Parece-me até que já vi isto em algumas listas de deputados… E Penacova, que “só sabia” votar laranja?!

E mesmo a vitória em Coimbra, ante o resultado do PS, deve-se em grande parte ao carisma de Carlos Encarnação e à lucidez que teve, pela primeira vez, na aposta para a Cultura, restando saber se o Edil se empenhará na busca de um candidato forte para 2013, não só do seu ponto de vista, como na óptica da receptividade junto do nosso muito específico eleitorado.

Contudo, num plano extra-distrital, as razões para abrir a boca de pasmo são aos molhos, pois se compensa trocar Faro por Tavira e se é bom ganhar Felgueiras, ficam por explicar as escandalosas (não do ponto de vista da escolha popular, mas sim da gestão partidária, sublinho) derrotas em Leiria, Barcelos, Trofa, Vila Nova de Ourém (nem Nossa Senhora de Fátima nos valeu…) e, como disse, Figueira da Foz.

No fundo, creio que se trata do reflexo da calamidade autofágica que assola as hostes sociais-democratas, desde o fim do chamado “cavaquismo” (sendo que o seu mentor, de quando em vez, não se esquece de ajudar à festa). Problema decorrente terá lugar daqui a quatro anos, pois com as guerras fratricidas de muitos e a política de terra queimada de outros tantos que não preparam sucessores que vão além do “lambe-botismo”, creio que o PSD terá um mínimo de 83 problemas para resolver; tantos quanto os autarcas que atingem o máximo legal de mandatos consecutivos…

Em suma, meia vitória para o PSD, meia vitória para o PS e uma deliciosa e estrondosa derrota para o Bloco de Esquerda.

2 comentários:

Luis Melo disse...

Caro Gonçalo, concordo plenamente. E sobre o mesmo tema escrevi aqui:

Houve muitos resultados surpreendentes nestas eleições autárquicas. Gostei de ver alguns, e de outros nem por isso.

- PSD perdeu a Trofa para o PS. O concelho com mais militantes do PSD, tem de ser mesmo muito mal gerido para virar PS. Terá sido isso juntamente com outras “coisas” que fez o PSD perder e deixar muita gente em “choque”.

- PSD perdeu a Figueira da Foz para o PS. Desde Santana Lopes que a Figueira era laranja, e assim continuaria se não houvesse tanta gente a querer servir-se do poder. As lutas dentro do PSD ao longo dos últimos 4 anos fizeram com que o fraco candidato do PS vencesse sem esforço.

- Rui Rio reforça no Porto. Desde 2001 digo que Rui Rio é o melhor autarca do país, e há mais tempo que afirmo ser este o melhor político português. Muitos me contradisseram e duvidaram do que dizia. A prova de que é verdade é este resultado histórico.

- Santana Lopes perde para Costa em Lisboa. Sinceramente pensei que Santana pudesse ganhar, ou pelo menos empatar. Mas realmente o povo português nunca foi muito de arriscar. Prefere o seguro ao imprevisível. Caso para dizer: quem não arrisca não petisca. Mas enfim, somos muito comodistas, principalmente os Lisboetas.

- Fátima perde em Felgueiras, Avelino perde no Marco de Canavezes, Valentim e Isaltino perdem maiorias. É este tipo de resultados que me dão uma réstia de esperança em relação à mudança de mentalidades neste país. Era de facto incrível como gente manifestamente desaconselhável continuava a dominar nas suas cidades.

Marta Rocha disse...

"Fátima perde em Felgueiras", deliciosa esta vitória! Ainda não caibo em mim! Que noite! Com direito a cravos vermelhos e tudo! A tomada de posse é já depois de amanhã.. :)