domingo, 12 de abril de 2009

Viva a Coreia do Norte!

Sei que sou de matriz pessimista! Talvez por isso devore, desde os tempos de “O Independente”, as crónicas de Vasco Pulido Valente.

Porém, a mais da crise económica (com a qual já convivemos qual cônjuge a quem não temos dinheiro para comprar a sua parte da casa da morada de família; ou seja, com resignação), as notícias do dia não apelam a estado de espírito mais ufano.

De facto, pasma-se-me a alma ao ouvir que, dado o elevado índice de corrupção das autoridades administrativas, há crianças que, dotadas de documentação oficial baseada em dados falsos, são traficadas do Iraque, com legitimidade aparente, para municiar redes ilegais de pedofilia, adopção e tráfico de órgãos. Indo mais longe vemos que Portugal é um dos destino prováveis de algumas das 15 crianças que são esbulhadas da sua meninice, a cada mês que passa, a par de países como a Jordânia, a Síria, a Turquia, Irlanda, Reino Unido e Suíça…

Consultando notícias com mais dias podemos ver que, mais a Norte, Canadá, EUA, Noruega, Dinamarca e Rússia disputam já com avidez as riquezas minerais depositadas no fundo do Árctico, não escondendo a gula com que olham o degelo. Ou seja, que se danem as espécies que se vão extinguindo, os ecossistemas que se perdem, a subida do nível dos mares e todas as desgraças previsíveis. O que importa é que esta rapaziada divida já o maná que estará ao dispor, logo que se acabe com essas minudências que se chamam ursos polares ou futuro das próximas gerações.

Ao nível individual, vamos lendo sobre tiroteios em escolas e instituições públicas e ataques suicidas (no Paquistão, diga-se, a coisa banaliza-se) , por esse Mundo fora, e até sobre uma cidadã britânica, que se popularizou nos reality shows (Big Brother, creio) que decidiu vender os direitos de transmissão da sua morte (devida a um cancro), para deixar dinheiro aos filhos. Se o desiderato é nobre, o enredo de tão real novela foi macabro e não sei como se justifica o dinheiro gasto por cadeias de televisão (a SIC também exibiu um programa sobre esta via sacra), já que, mesmo falando de estações privadas, se utilizou o espectro público para difundir algo que está longe de ser pedagógico ou lúdico e que apela ao mais básico do ser humano.

Pelo meio, bancos a falir, políticos a serem acusados de corrupção ou de coisas piores (o ex-Presidente de Israel tem no rol de acusação até violação) e uma panóplia de sintomas que me fazem pensar que estamos todos doentes!...

Falam com indignação do lançamento pela Coreia do Norte de um míssil Taepodong-2?!… No limite, se isto batesse tudo certo, o protesto era adequado face à demência do regime de Pyongyang. Todavia, bem vistas as coisas, pode ser que rebentem com “isto” mais depressa, já que a forma lenta com arruinamos a Terra já pede uma qualquer forma de eutanásia.

Sem comentários: