sábado, 13 de dezembro de 2008

Os gazeteiros

Na sequência do oportuno alerta do João Morgado, não resisto voltar à vergonhosa gazeta parlamentar, apesar de poder ser passível de ouvir graçolas sobre o facto de ser parte interessada (para além de ter sido deputado na anterior, tomei posse na legislatura em curso), não posso deixar como cidadão de manifestar o meu mais sentido choque pelo facto de a falta de cerca de três dezenas de deputados do PSD ter inviabilizado uma clara vitória política da oposição.

O facto é lamentável e não é novo. O problema é que a própria conferência de líderes da AR já agenda, regra geral, temas menores para os dias que antecedem os fins de semana ou as férias (este caso era excepcional, sendo uma quinta-feira que precedia um fim de semana prolongado). A "balda" não é nova e, de 2002 a 2005, era dramático o esforço do Dr. Luís Marques Guedes (então membro da direcção do grupo parlamentar e actual Secretário-Geral do PSD) e do secretariado para levar os senhores deputados a votar e, pior, para os manter no plenário. E se em alguns casos os deputados estão a fazer trabalho político relevante (nas comissões raramente estarão, pois as mesmas não coincidem com o plenário, salvo excepções), a maioria das vezes estão é mesmo "noutra" (quando a ética adormece, é também para isso que serve a alínea de justificação de faltas que se dá pelo nome de "trabalho político", embora nada se possa provar neste ou noutros casos)

No entanto, não nos iludamos: quando chegar a altura de fazer listas, como estiveram nos gabinetes a traçar a estratégia apropriada (vulgo, cacicar)muitos lá estarão (como de há muitos anos a esta parte), ainda que, num ou noutro caso, não selhes conheça uma ideia ou a participação em algo que tenha mudado para melhor a vida dos portugueses.

Somos um povo que “vai lá” muito na base da autoridade superiormente imposta, pelo que resta saber se Manuela Ferreira Leite terá a mesma coragem disciplinadora que se não vê na elaboração de listas do PSD desde os tempos de Cavaco Silva. Se o pacto com o (por ela) nunca prezado Santana Lopes se entende (não havia com nome que quisesse arder na fogueira de Lisboa, aproveitando ainda para retirar força real às reivindicações de um novo congresso), mal se entenderá se a líder laranja contemporizar com a miséria que toda a gente diz que tem sido a actuação genérica do actual plantel parlamentar (claro que todos os que o disseram o negarão agora).

Nota final para sublinhar que mal andou Paulo Rangel (líder parlamentar) ao justificar o regabofe que inviabilizou a primeira derrota real de Sócrates no Parlamento. Maria de Lurdes Rodrigues não teria como não se demitir se os nossos 28 ou 30 representantes tivessem feito a fineza de cumprirem o seu dever e justificarem o seu salário (que, ao que sei, nunca "falta"), atrasando a ida para fim de semana prolongado (exceptuo os que tinhem justificação real). É certo que não tem responsabilidade pessoal (como disse no fim da reunião do grupo parlamentar convocada para se desculparem uns aos outros), não é menos verdade que provou alguma falta de autoridade, quando não censurou a imensa gazeta, no momento da sua verificação.

1 comentário:

Luis Melo disse...

Este poderia ter sido o ponto definitivo de viragem. Se aquela proposta fosse aprovada, Sócrates teria uma imensa derrota; a ministra teria de se demitir (como dizes bem Gonçalo); os professores ficariam do lado do PSD.

Era sem dúvida o momento decisivo para o PSD se afirmar e virar as coisas a seu favor.

Por causa de muitos deputados que não merecem sequer ser membros de uma Assembleia de Freguesia, deitamos tudo a perder.

E agora? Agora MFL (que não tem culpa nenhuma de em 2005 terem sido estes os escolhidos) terá de trabalhar ainda mais.