quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Para mais tarde recordar...

Soube-se hoje que o governo sul-coreano terá cedido às exigências dos taliban, comprometendo-se a cessar o envio de missionários para o Afeganistão e a retirar as suas tropas daquele sempre conturbado canto do mundo.


Creio que estamos impedidos de julgar moralmente a atitude dos responsáveis de Seul. Há reféns e familiares em inimaginável sofrimento.


Porém, salta logo à vista o facto de haver gente, designadamente os fundamentalistas que distorcem e instrumentalizam o Islão e têm uma consideração nula pela vida de gente inocente. Se o sublinho é porque, muitas vezes, esta noção perde-se na torrente informativa e é descurada por alguns comentadores "in" que justificam o recibo "por ir ao telejornal" dizendo alarvidades que se pautam pela masoquista atribuição de culpas ao mundo ocidental e seus aliados.


Depois, há que notar que esta mesma facção planetária está em processo de auto-castração. As democracias mediáticas fazem com que a morte de um soldado ou de um civil seja notícia que choca as opiniões públicas e abala o apoio aos governos, ao passo que em nações fundamentalistas (ou, melhor dizendo, controladas por esses energúmenos) o suicídio é encorajado, a morte dos seus nacionais é martírio e o massacre de inocentes ocidentais ou pró-ocidentais é motivo de celebração.


Assim, o que a Coreia do Sul decidiu fazer estabelece, a meu ver, um grave precedente, por muito ponderosos que sejam os motivos. A mensagem que passa é a de que, quando tocar a dar vidas, a permanência de uma tirania religiosa é um mal menor, que vale a pena sequestrar civis de países democráticos (porque os seus governos não podem dar-se ao luxo de pagar com sangue dos seus) e que basta apontar uma arma a 19 pessoas para que contingentes militares bem mais vastos batam em retirada.


A ser assim, creio que a derrota é certinha e para durar. O que não creio é que a China e a Rússia alinhem por aqui, com o que isso poderá significar de reequilíbrios estratégicos internacionais, mormente se a América "regressar a casa" e a União Europeia continuar com discursos balofos e pouca força...


* A ilustração é do curioso www.britishwars.com

Sem comentários: