terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Aula de Geografia

Se há dias visionei este vídeo - um excerto do programa "Are you smarter than a 5th Grader?" (nós por cá temos o "Sabe mais que um miúdo de dez anos?") - e fiquei chocada com tamanha ignorância... hoje, aquela que até à data eu, e muitos outros, consideravam a actriz mais inteligente de Hollywood - Charlize Theron - cometeu gaffe de idêntica gravidade.

A menina do aludido programa, quando confrontada com a simples pergunta "Budapeste é a capital de que país europeu?" balbuciou coisas dignas de fazer corar os seus progenitores, os seus professores e provavelmente muitos dos seus conterrâneos. Desde afirmar que a Europa é um país, a supor que Budapeste é capital de França e por aí fora... a dose de parvoíce e de burrice é inultrapassável.

Quanto à maravilhosa Charlize Theron, saiu-se com esta pérola numa entrevista : "Adorei a Turquia. E a sua capital, Budapeste". E prosseguiu a entrevista a falar de Ankara, mas referindo-se à capital da Hungria.

Uma vez que a gaffe de ambas incidiu sobre a mesma cidade - Budapeste - e numa de serviço público prestado pela Lodo, SAD cabe clarificar que Budapeste é a capital da Hungria. E é somente a sexta maior cidade da União Europeia. Bem como o décimo quinto destino turístico mais popular do Mundo. Considerada património mundial desde 1988, a cidade do Danúbio azul é frequentemente denominada de "Paris do Leste", o que não lhe confere a qualidade de capital de França, como acreditava a moça do concurso.

Sem comentários: