sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Mitologia britânica

Ao que vi na RTP, as autoridades britânicas deram por concluídas as investigações sobre a morte de Diana Spencer, a Princesa de Gales, não tendo detectado indícios de atentado ou conspiração, no que vieram corroborar os resultados obtidos pelas suas congéneres francesas.
Não acreditando por um só momento que os britânicos se arriscassem a falsear os dados deste caso mediático (posto o que sempre restaria explicar idênticas conclusões, em França), creio que pode devolver-se alguma paz à monarquia britânica.
É que, a meu ver, Diana tinha o peso próprio de quem soube viver o lado notório da sua condição de princesa (deu valentes lições de marketing ao ex-marido, reconheçamo-lo), pese embora tenha evitado ao máximo cumprir o lado mais institucional e tradicional das regras do "clube" a que quis ufanamente aderir.
Por isso, creio que, no silêncio, se registou o perfil de Estado de Isabel II e que, com o respeito devido a (quase) todos os que já não estão entre nós, tratamos de um epílogo importante para a coroa britânica que, digo eu, é um dos pilares importantes da cultura de liberdade que se vive em terras de... Sua Majestade, e não só (mesmo a Austrália referendou positivamente a sua posição de chefe de Estado, embora com o simbolismo próprio da Commonwealth).

3 comentários:

Luis Cirilo disse...

Creio que muitas das duvidas associadas á morte da princesa do povo tiveram muito mais a ver com a dificuldade de aceitar que uma mulher bonita,na força da vida,morresse em circunstãncias tão estupidas do que com qualquer teoria da conspiração.
É verdade que reultam algumas perplexidades á volta do acidente,dos papparazzi á alcoolemia do motorista,mas a verdade é que ter-se-á tratado de um triste conjunto de coincidências.Exactamente ao contrário de Camarate.
Onde,até ao fim dos meus dias,ninguém me convence da tese de acidente.
Camarate foi crime !

Gonçalo Capitão disse...

Com o teu a-propósito do costume, dizes duas coisas certíssimas:

1 - há muito de incredulidade popular na morte da "Rosa de Inglaterra".

2 - Camarate NÃO foi acidente!

Rui Miguel Ribeiro disse...

Resta-me apenas subscrever o que os meus amigos escreveram...
Rule Britannia