terça-feira, 27 de junho de 2006

Código Do Silva

Li na imprensa do fim-de-semana (salvo erro, na "Sábado") que consultado sobre leituras a rejeitar, Augusto Santos Silva (Ministro dos Assuntos Parlamentares, e ex-Ministro da Educação e da Cultura) lança uma fatwa contra Dan Brown (autor, entre outros, do "Código Da Vinci"), cujos livros apelida de literatura light.
De facto, importa reconhecer que os livros não são um primor, e que a linha de concepção se repete, ao longo das três primeiras obras. A primeira ainda surpreende, a segunda passa com nota mínima pela mudança de cenário, a terceira enfada.
Porém, o que subjaz às afirmações de A.S.Silva é mais do que uma mera a constatação deste facto. Na verdade, regressa o elitismo cultural de um certo sector do PS; o mesmo sector que vê com horror a batalha de PSD e CDS (2002-2005) pela democratização da cultura, apelidando de "pimba" quem procure generalizar a fruição do nosso património mais valioso.
Lê, exclusivamente, livros de existencialistas? Apenas contempla os pintores suprematistas? Gosta daquele teatro impregnado de referências filosóficas em proporção oposta às cinco pessoas da plateia? Se sim, cuidado, pois pode acabar a assessorar a linha socialista que (ainda) domina a cultura...

Sem comentários: