segunda-feira, 11 de abril de 2005

Napoleão e o PSD

Napoleão dizia que "não há grandes homens para uma criada de quarto". Por isso, seria estranho que o PSD, que se atolou numa crise identitária que há muito não conhecia, tivesse um congresso apoteótico.
Creio que, no momento actual, Marques Mendes - homem de vasta experiência política e de inteligência táctica comprovada - é o homem para "levar a carta a Garcia", caso lhe não falhe a estratégia; ou seja, fica para provar a capacidade de imaginar o País de chegada para as suas propostas de partida.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gosto da tua analogia inicial, pois existe uma comparação em termos de estatura fisíca e intelactual entre Napoleão e Marques Mendes. Ambos são homens de baixa estatura, mas também são homens de grande craveira intelectual.

Se existem algumas dúvidas sobre a brilhanteza de Napoleão, basta ler alguns dos seus manuscritos, para perceber a razão porque os ingleses o detestavam e ao mesmo tempo o temiam.

Uma palavra muito sincera sobre o Congresso, compartilho por inteiro a tua opinão de que este não poderia ser nunca um momento de apoteose, mas contudo era de se esperar algo mais. Pode-se dizer que até soube a pouco.

Se à partida todos ao bom estilo de "treinadores de bancada", davamos uma divisão 80/20, no final do primeiro dia apercebemo-nos que não iria ser assim tão simples.

A única restea de chama que existiu neste congresso foi provovada por dois brilhantes oradores. Ambos falaram no sábado.

Um teve a total atenção dos congressistas, o outro apanhou a sala em processo de esvaziamento.

Um é um "puto novo", chamado Pedro Santana Lopes, que foi igual a ele mesmo, o outro é um tipo "baixinho" com quase dois metros chamdo Gonçalo. Conheçes?

Também não me poderia esquecer da intervenção de um tipo, que há uns anos atrás falava muito da Pêra-Rocha, que escreveu uma óptima moção e que fez uma muito boa defesa no congresso. Falo como é lógico do meu e teu amigo, o "filho do Sr. Rodrigues".

Uma última palavra sobre o congresso. Que bom é ver que a "nossa geração" (não sei porquê, mas sinto-me velho ao dizer isto), foi a que praticamente fez todo o debate ideológico deste congresso. Será este um sinal para o futuro?

Quinta feira é a tomada de posse da Distrital da Área Oeste com o Marques Mendes, às 21.30. Quereis vir?

Um abraço, deste teu amigo.

Márcio Lopes.