quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Um serão de excelência

Tive o prazer de assistir, no âmbito do DocLisboa 2009, à exibição do excelente "Futebol de Causas", da autoria de Ricardo Martins.

Nele se retrata o cariz sui generis de Académica de Coimbra e a sua permanente relação com as causas estudantis e cívicas da década de 60, sem esquecer a referência à mítica final da Taça, de 1969.

Ocasião para rever as duas crises académicas, a eclosão do 25 de Abril e a passagem pela fase "Clube Académico de Coimbra", ditada pela decisão da extrema-esquerda de extinguir a secção de futebol da Associação Académica de Coimbra. Um paradoxo se olharmos à luta que as equipas da A.A.C. tinham travado pela democracia...

É uma obra a rever na RTP e a adquirir em DVD a que apenas deixo um reparo, pese embora com respeito pela liberdade criativa do autor: quando se diz que, mesmo depois de em 84 ter voltado a denominar-se Académica (agora enquanto organismo autónomo da A.A.C.), o nosso futebol nunca voltou a ser o mesmo, falta explicar que tal é impossível pela conversão do futebol em geral numa indústria, onde, apesar de tudo, entendo que a Académica ainda é bem diferente.

Sem comentários: