sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Diz que é um raio de sol

Os enviados da Lodo, S.A.D. à Universidade de Verão 2008 vêm comunicar que o Administrador da casa não consegue deixar de estar presente nesta iniciativa, nem que seja virtualmente. Não deixa também de despoletar os aplausos da plateia! Gonçalo Capitão figurou nos vídeos que ilustraram a conferência de Rodrigo Moita de Deus e Carlos Coelho, Falar Claro.

Há um ponto consensual – a UV é um exemplo na motivação para a participação juvenil e honra a juventude como parte reformista da sociedade. Os jovens sentem-se ouvidos. As conferências e os oradores são, na generalidade, de uma significativa qualidade. Tudo o que se discute aqui é pertinente. A exigência adquire aqui o melhor significado. Porém, esta estabelece uma pressão de tal ordem sobre os alunos, que os obriga a praticarem níveis de trabalho desmesurados, tornando-se dificil gerir o cansaço. Ainda assim, tudo o que existe em exagero na UV é, precisamente, o que falta às políticas da Milú.

Quanto ao motivo pelo qual a UV foi notícia nos últimos tempos – a sua escolha enquanto rentreé política de Manuela Ferreira Leite – não podemos deixar de demonstrar a concordância com a escolha: há muito que a Festa do Pontal perdeu a sua relevância nesta matéria.

Temos as maiores dúvidas se a sua intervenção de Domingo justifica um tão longo período de silêncio. Reconhecendo, no entanto, o benefício da dúvida, que tem sido renegado pelos opinion makers. A UV é, acima de tudo, uma escola de ideias, propostas e contributos. Quando deixarão os dirigentes de ser acusados de virar as costas às bases por evitarem conjugar as suas propostas com os garrafões 5L?

PS.: Assinam João Morgado e Diogo N. Gaspar, quinze minutos depois do fim dos trabalhos e a duas horas do reinício.

2 comentários:

Gonçalo Capitão disse...

Acho genial esta ideia de os nossos correspondentes em Castelo de Vide, assinarem uma crónica em directo! Estão tão bem que, quando acabarem os trabalhos, seguem para a Ossétia do Sul (Diogo) e Chechénia (João); em alternativa, ambos para a Amadora! :)

Agora a sério: a versão original do módulo "Falar Claro" (mesmo na parte escrita) contou com um modesto contributo meu, a convite do vosso Reitor, Carlos Coelho. É uma matéria que sempre me fascinou e que, indirectamente, toco no meu livro (verão pop da tese de mestrado).

O que não sabia era que ainda usavam os filmes. Acaba por ser divertido e mostrar que, se não está tudo bem, pelo menos também não está tudo mal... :P

Quanto UV: aproveitem pois, a mais do "cunbíbio", têm conferências de altíssimo nível, das quais podem tirar notas para as vossas intervenções e textos.

Assina: o Mister!

Dulce disse...

Vejo que os nossos dois colaboradores estão que nem peixe na água na UV2008 ;)
Espero que, pese embora o ambiente quase seminarista da coisa (bem sei o que é!), estejam a aproveitar ao máximo todos os minutinhos por aí..!
Quanto a MFL... é esperar para ver!

PS - Reparei agora nas horas a que escreveram..!! :) ufff!