segunda-feira, 5 de maio de 2008

A factura laranja

No âmbito do novo programa do Governo denominado "Pagar a tempo e horas" - que pretende reduzir os prazos de pagamento de todos os serviços do Estado a fornecedores - foi mediatizada nos últimos dias a ideia de que as autarquias lideradas pelo PSD são as piores a pagar dívidas.
A tendenciosa notícia do DN da passada sexta-feira causou um mal estar entre a generalidade dos autarcas social democratas, muitos dos quais já vieram contestar e alertar para a premissa pouco límpida com que aquele jornal fez manchete.

É que o que efectivamente se pode ler na listagem do Ministério das Finanças é que oito das dez autarquias que mais tempo demoram a pagar aos seus fornecedores são social-democratas. Mas não me parece que daí se possa inferir que os municípios laranja sejam os piores a pagar. Não será um pouco redutor apontar o dedo às autarquias lideradas pelo PSD partindo apenas do top ten dos menos céleres a saldar as suas contas? Cabendo, ademais, sublinhar que o PSD é actualmente o partido maioritário nas autarquias locais.

Ética de informação à parte, uma outra faceta desta problemática da gestão autárquica é o contexto de governação. Com o PS no Governo, até que ponto não haverá tendência para aquele favorecer as autarquias socialistas?

Reconhece-se, é certo, que há autarcas que não pescam nada de gestão. Mas caberá imputar exclusivamente àqueles a responsabilidade pelo cumprimento tardio das dívidas públicas?

Sem comentários: