terça-feira, 1 de abril de 2008

Descubra as diferenças (IV)

Estação Baixa-Chiado ( Metropolitano de Lisboa, 2007)


Estação Lavapiés ( Metro de Madrid, Dez. 2007)

Já fomos rotulados de povo menos cívico do Ocidente e com frequência reconhecemos que civismo é coisa que nos escasseia. A par disso, teimamos em invejar o país vizinho e em atribuir um rol infindável de qualidades ao seu povo.
Não seremos nós, portugueses, um bocadinho sadomasoquistas..?!
De nada serve votarmo-nos insistentemente à autopunição, pese embora seja inegável que ainda temos muito a aprender em matéria de cidadania.
Atente-se ao exemplo acima. É prova clara de que temos vindo a registar significativas mudanças. Um exemplo que dá lugar a interpretações bem diferentes daquelas que habitualmente se tecem sobre o nosso povo e que nos deixa concluir que, afinal, no que toca a civismo parece que estamos um bocadinho assim à frente dos espanhóis...

2 comentários:

Jones disse...

não sou dos que dizem que fora de Portugal está o paraíso mas é inegável a melhor qualidade de vida dos espanhóis, não me parece que faça sentido comparar a estação de Lavapiés a da Baixa Chiado, primeiro porque a de Lisboa é central logo tem muito maior manutenção e não está situada numa "má" zona da nossa capital..já Lavapiés está situada numa zona não propriamente nobre da cidade, (quem conhece Madrid sabe) saindo do metro em Lavapiés damos de cara com uma zona onde estão as minorias,(não quero com isto dizer que as minorias são piores que os autocnes, até porque pertenço a uma minoria e sei das dificuldades causadas pelos estereótipos) Africanos Chineses Turcos, Bangladeshes, Ciganos, Paquistaneses, Sul Americanos...e sabemos que sítios onde isto acontece alem de não ter a mesma atenção por parte do município também são zonas onde estão pessoas com baixa escolaridade, muita criminalidade, e problemas sociais vários......não quero dizer que as estações de Madrid são melhores mas o contexto social, demográfico e económico destas zonas comparadas é totalmente diferente..

Dulce Alves disse...

Não creio que a comparação seja descabida, até porque a estação Baixa-Chiado é provavelmente a mais movimentada de Lisboa e aquela onde encontrarás mais gente oriunda dos 4 cantos do Mundo. Além dos turistas que por ali 'obrigatoriamente' passam, o Chiado é das zonas mais eclécticas da cidade...
De qualquer das formas, as estações representadas foram escolhidas ao acaso. O certo é que de todas as vezes que utilizei o Metro de Madrid o cenário foi idêntico, fosse que estação fosse (até que não resisti a tirar umas fotos!).
E se, como bem dizes, isto não dependerá só do comportamento dos cidadãos mas sim da gestão/manutenção daqueles espaços, o certo é que os senhores do Metro de Lisboa levam bem mais em conta a limpeza que os do metro de Madrid...
Aliás, se reparares bem, o que essencialmente quis focar foi o lado positivo, i.e., o progresso do civismo português, que já se espelha em algumas coisas, no caso, na limpeza e cuidado daqueles espaços.
E vai daí, fiz a ponte para dizer que "a galinha da vizinha nem sempre é melhor que a minha"...