segunda-feira, 20 de agosto de 2007

A História dos 5 Macacos

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, e no meio, uma escada, e sobre ela, um cacho de bananas.
Quando um macaco subia a escada com o intuito de chegar às bananas, os cientistas jogavam um jacto de água fria aos que estavam no chão. Passado algum tempo, quando um macaco tentava subir a escada, os outros pegavam-no e enchiam-no de pancada.
O que se veio a assistir posteriormente é que nenhum macaco tentava subir mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, os cientistas resolveram introduzir variáveis no estudo: substituíram um dos macacos por outro novo. Chegado à jaula, a primeira coisa que ele fez foi subir a escada, sendo no entanto dela retirado pelos outros, que o surraram.
Passadas algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e afinal, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo experimentado o banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar nas bananas.

Moral da história: se fosse possível perguntar a algum deles porque é que eles batiam em quem tentava subir a escada, quase de certeza que a resposta seria: "não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui".

4 comentários:

Unknown disse...

Gostei amigo. Está aqui bem ilustrada a forma como funcionam alguns sectores da nossa sociedade. Abraço

rei dolce disse...

certeiro e real.

Rita disse...

Felizmente de tempos a tempos surge um maluquinho que leva no toutiço mas que continua a subir à procura do alimento!

Gonçalo Capitão disse...

A mediocridade da nossa vida social (em muito potenciada pelos maus exemplos da nossa pseudo-elite) está aqui bem contada.

Deviamos ser mais anglo-saxónicos. Aí a lógica é: se aquele subiu, eu também posso conseguir.