sexta-feira, 2 de março de 2007

A defesa impossível

Anda a política a tons de laranja tão desinteressante que mais vale mesmo passarmos o tempo entre a arte, o desporto e os assunto sociais...
Dito isto, acrescento que não ficaria bem comigo se não deixasse uma palavra de admiração para aquele que considero o melhor e mais espectacular (desporto, para mim, também é feito disto) guarda-redes português, agora desaparecido.
Sou, sem hesitação ou dúvida, 200% da Briosa, mas não me custa confessar uma forte simpatia secundária pelo Benfica.
Andava eu na escola primária (que me desculpem os tipos que, ano após ano, desgraçam a Educação, queria dizar "primeiro ciclo do ensino básico". As palermices que se inventam para dizer que há reformas...), e jogava na luz a equipa do SLB que contava com Bento, Veloso, Bastos Lopes, Humberto Coelho, João Alves e Nené, entre outros (a que se juntariam Diamantino, Álvaro, Carlos Manuel, etc...). Os meus preferidos eram o nº1 (Bento) e o nº7 (Nené).

Lembro e guardo a edição especial da revista francesa de futebol "Onze", que foi dedicada ao Benfica e na qual aparece uma fotografia a página inteira de Bento com a legenda "o guardião espectáculo".
Mesmo quando falhava, parece que o fazia com um carisma que levava os adeptos a perdoar instantãneamente. Ele era o 1-4 frente ao Liverpool e a "joga" do outro mundo frente à França, no Euro 84, onde só um deus defenderia mais e melhor... E o contentamento que, numa entrevista recente, Bento mostrou quando, alegadamente e numa converda a dois, Manuel Fernandes lhe reconheceu que encenara o aparato da queda que levou à expulsão do keeper encarnado, num célebre jogo frente ao Sporting...
Grande figura... Grandes momentos...
Esta semana, Bento não conseguiu defender. Perdemos todos...

3 comentários:

Luis Cirilo disse...

Fez parte,juntamente com Vitor Damas e Vitor Baia do trio de melhores guarda redes portugueses que vi actuar.
Marselha/1984,Estugarda/1985 foram dois momentos marcantes ao serviço da selecção a juntar a inumeras grandes exibiçoes pelo Benfica.
Dele ficará a memória de um grande jogador,um grande capitão e um grande benfiquista.

Bruno disse...

Manuel Galrinho Bento: uma grande figura, uma das cabeleiras mais conhecidas do nosso futebol, um dos símbolos da Mística Benfiquista, pela sua garra e força de vontade, um dos melhores guarda-redes portugueses de todos os tempos - para muitos terá mesmo sido o melhor...

Onde quer que estejas Grande Bento, que continues a contagiar toda a gente (e já agora a nós por aqui também) com o teu exemplo.

Obrigado e Até sempre!

Bruno Ribeiro in gandablog.blogspot.com

Rui Miguel Ribeiro disse...

Grande post! Grande equipa que recordas e grande Bento! Eu também acho que ele foi o melhor keeper português de sempre. Obrigado por tudo Bento!

P.S. O nº 7 Nené era o meu favorito também.