quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Mais um chumbo!




Apesar das paixões, dos empenhos e dos discursos, continuamos atrasadíssimos no que toca à educação. Segundo o relatório Education at a Glance 2006, da OCDE, somos o povo que menos tempo passa na escola. Não, não é por aprendermos mais depressa. É que, e. g., da população entre os 25 e os 34 anos só 40% acabaram o ensino secundário!



Temos de acabar com as mudanças anuais de programas, com as alterações sistemáticas dos exames e provas globais e, terminantemente, com o facilitismo que se instalou também nas nossas escolas.


Um país que não pensa é um país que não cresce!

1 comentário:

Gonçalo Capitão disse...

Do ponto de vista da estabilidade - desde logo, do corpo docente - reconheço algum mérito a este Governo, pese embora apenas na execução, já que as ideias vinham do Ministro David Justino.

Já na disciplina, eles opuseram-se ferozmente ao chamado "estatuto disciplinar" do aluno, não acreditando que cortem as amarras com o seu passadismo libertário, que lhes incute o medo de "traumatizar" os meninos.

O maior problema é o relativismo ético de todas as sociedades ocidentais; é que políticos e professores saem do meio delas e, logo, não são imunes aos sinais dos tempos...