terça-feira, 8 de novembro de 2005

Homens providenciais

São lapsos inofensivos de um jornal de qualidade, o "Público", mas não deixa de ser curioso imaginar a concretização das notícias tal como nos chegam:

1 - "PSD aprova apoio a Cavaco por 'unanimidade e aclamação' " (30/10)

Sendo que "amanhã [31 de Outubro, entenda-se], Cavaco desloca-se à sede de candidatura de Cavaco, para lhe manifestar o apoio formal".

Imagino o austero Professor a trocar, sucessivamente, de lado da mesa e, no fim, a apertar a mão direita com a esquerda. Convenhamos que iria melhor com a vaidade do dr. Soares...

2 - "Nino Vieira pretende criar em Bissau um Governo de Unidade Nacional" (31/10)

Depois de outras informações sobre a democracia guineense, ficamos a saber, sobre o actual Presidente, que "depois de ter sido derrubado em 1999 por uma parte das Forças Armadas, Nino Vieira foi afastado do partido que até então controlava, e só conseguiu este ano regressar ao poder graças ao apoio do Partido da Renovação Social (PRS), de Kumba Iálá, e do Partido Unido Social-Democrata (PUSD), de Kumba Ialá".

A mais de porem Kumba, um dia depois (a notícia tem mais 24 horas do que a anterior), a tentar aumentar a ubiquidade de Cavaco, creio que exageram no pluralismo que atribuem ao sistema de partidos da Guiné-Bissau...

1 comentário:

Fernanda Marques Lopes disse...

Caro Gonçalo, é bem verdade que são tristes lapsos desses...
Também pensei que fosse lapso do DN de Domingo as afirmações proferidas por João Pinho de Almeida, presidente da JP, no Conselho Nacional da JP, este fim-de-semana em Estremoz. Referia-se a Cavaco como homem que nada fez pela juventude e que não dá garantias de progresso e de competência como PR, daí a JP (melhor dizendo 61% dos conselheiros) não apoiar a candidatura de Cavaco a Belém, não vendo aí mais valia alguma, apesar do CDS/PP apoia claramente Cavaco.
Conclusão: pior do que os lapsos dos jornais, são os lapsos de memória e de discurso de algumas pessoas...

Fernanda Marques Lopes