quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Que se lixe a hipocrisia

Ando pasmado com a hipócrita indignação da esquerda em torno da expressão do Primeiro-Ministro “que se lixem as eleições” (como sabeis, dita por contraposição à possibilidade de, com medidas impopulares, resgatar o País da situação actual)…

Antes de nos condoermos com o facto de os partidos da oposição perderem tempo com coisas secundaríssimas num tempo tão sombrio, vejamos, ab initio, que se trata de uma questão de estilo coloquial que o Pedro Passos Coelho sempre adoptou com visível sucesso comunicativo. Ninguém poderá esquecer que, na mesma altura e brincando com comentários preocupados, o nosso Premier disse que estava magro apenas porque fazia dieta. Sei bem o que são estas “falsas virgens pudicas” da nossa esquerda, pois o meu estilo de expressão sempre me deu algumas gostosas dores de cabeça, inclusive na defesa da minha tese de mestrado (“Telecomandos, ratos e votos”).

Ainda mais boquiaberto me quedo quando vejo acusações de populismo ou desrespeito pela democracia por parte do PCP e do Bloco de Esquerda! Estaremos a falar dos partidos que empurram sindicalistas para enxovalhar governantes em qualquer lugar onde estes se desloquem, pretendendo que os cidadãos comuns pensem tratar-se de genuínas erupções populares de indignação?! Tenham juízo e decoro!...

Deixem-me, aliás, dizer-vos que se a forma de expressão pagasse imposto de cada vez que a língua portuguesa é vilipendiada ou que a vontade de dormir ataca qualquer ouvinte que tenha acabado de beber um café ou um Red Bull, creio que a colecta fiscal de 80% dos nossos parlamentares (incluindo a esquerda) pagaria grande parte do défice.

Dito o isto, sublinho ainda que os nossos parlamentares vivem na era do Twitter, que subscreveram um lamentável Acordo Ortográfico que aponta no sentido de uma simplificação desbragada e que os costumes evoluem! Será que ainda se levantam quando a Presidente da Assembleia da República entra na sala? De onde vem tanto choque a não ser, aqui sim, de um populismo idiota?

Se a memória me não falha, foi Shimon Peres que disse que era preferível lutar por uma causa do que ganhar eleições. Eu continuo a concordar com essa ideia e fico tranquilo por saber (algo que não me surpreende) que Passos Coelho afina pelo mesmo diapasão.



Post-scriptum: o que deveria ter indignado esquerda, centro e direita foi o filme pornográfico que vi na RTP sobre os lucros da Galp, que parecem ter crescido 56,7% (cifrando-se em 178 milhões de euros), no primeiro semestre de 2012. Isto só mostra que, se fosse solidária com o esforço dos portugueses, a empresa poderia encurtar as suas margens, assumindo parte dos dantescos aumentos dos combustíveis. É uma vergonha que parece não seduzir tanto a esquerda como o folclore político…

3 comentários:

Defreitas disse...

« o nosso Premier disse que estava magro apenas porque fazia dieta.” Escreve o meu Amigo !

Isso faz-me lembrar um antigo ministro francês, Edgar Faure, que , acusado de mudar de ideias a grande velocidade, um vira-casaca exemplar, um cata-vento, respondeu a esta acusação dizendo que, na realidade, era o vento que mudava de direcção e não o cata-vento!

Talvez seja também uma forma coloquial para fugir à verdade. Fazer demagogia, mentir um bocadinho, em favor de seu objectivo principal, que é o de ser eleito, reeleito, e reeleito se possível... Não ?

Detesto a mentira deliberada, a fraude consciente.

Mentir de vez em quando, para aliviar o peso da consciência, ainda vá ...Mas que a mentira acabe por ser um instrumento da política é inaceitável. Isto é o principio do fim da democracia.

Colin Powell , o secretário de Estado americano da era Bush, perdeu toda a dignidade e a América toda a sua imagem, quando mostrou na ONU uns frasquinhos que continham, dizia ele, a prova das AMD fatais de Saddam Hussein! Eles estavam vazios!
Colin Powell nunca mais “se” perdoou uma tal mentira e afastou-se da política.

Pedro Moutinho Tavares disse...

Muito bom e de volta aos comentários políticos. Subscrevo e como sempre dá prazer ler os teus escritos

Defreitas disse...

Obrigado Caro Companheiro do Lodo

u também aprecio muito o que escreve. Gostaria de participar um pouco mais na politica portuguesa mas nao possuo todos os dados, por ausência de meio século! Mas continuo extremamente interessado no que outros, que conhecem melhor do que eu, escrevem sobre o assunto.