quarta-feira, 9 de junho de 2010

Quando o feitiço se vira contra o feiticeiro


Ainda a propósito das inúmeras escolas cuja morte este Governo já ditou, ouvi hoje que entre elas está aquela que foi considerada uma das mais modernas e inovadoras escolas primárias do Mundo. A EB1 de Várzea de Abrunhais, em Lamego, também não escapa à medida, uma vez que apesar de ser escola-modelo, conta apenas com 16 alunos neste ano lectivo.

A escola havia ganho o prémio da Microsoft por contar com um projecto inovador no campo da utilização das novas tecnologias, com o recurso ao famigerado Magalhães, ex-libris da governação de Sócrates. Mas isso não bastou para que fugisse à regra do encerramento de escolas com menos de 21 alunos, anunciada há dias pela competente Ministra.

Mesmo que o projecto ali desenvolvido seja aplicado ao novo Centro Escolar, parece-me que esta insistência na centralização dos serviços educativos num só local, a mais de quase desumana, potencia a desertificação das aldeias do interior, que no caso do concelho de Lamego resulta no abandono de mais de 30 escolas das várias freguesias.

Sem comentários: