segunda-feira, 12 de abril de 2010

"Quem és tu Francisco?"

Afinal que tipo de político é Francisco Louçã?
No jornal da noite de domingo ouvi Louçã a discursar sobre o novo programa do PSD (pelo menos foi assim que o jornalista apresentou a peça). Primeiro, ainda pensei que fosse brincadeira. Mas não. Era mesmo verdade. Louçã dizia que o PSD se preparava para sugerir a redução dos salários dos funcionários públicos e das reformas para combater a crise.
Naturalmente que não se estava a referir ao programa do eleito PPC, que é quem naturalmente neste momento dá voz às intenções do PSD. Estava sim a referir-se a um deputado que tinha apresentado essa ideia ao congresso (académica e lógica do ponto de vista económico e financeiro), mas que na realidade a sua execução conduziria a consequências graves na confiança das pessoas e no dia-a-dia dos portugueses…
De certeza que Louçã sabia disto. Mesmo assim, toca a lançar a confusão!!!
Afinal que tipo de pessoa (do ponto de vista político, claro) é o Francisco Louçã?
Pois bem, num exercício, de igual forma académico, vou imaginar que sou uma Dona de Casa. Arrumo a minha casa como sei. Faço-o com carinho, pois quero servir da melhor forma as pessoas que partilham comigo o mesmo tecto.
De repente a minha visita bate à porta para me pedir “sal”. De repente olha para mim de uma forma altiva e ameaçadora e diz: “é assim que arrumas a casa?...”. Fica um silencia assustador e ela continua: “As cortinas têm de ser engomadas da esquerda para a direita. O chão não pode ser barrido mas sim passado com um pano húmido… e o pó não pode ser limpo com esse produto…”
Já com muita vergonha, pergunto à minha vizinha: “é assim que fazer na tua casa?”
Ela responde: “não. Eu tenho empregada… nem sei bem como se faz pois nunca fiz, mas tu fazes mal…”
O Francisco Louçã é como esta vizinha. Nunca irá governar. Nem quer. Mas está sempre prontinho para criticar…
Talvez um dia as donas de casa deste país percebam que existe um Francisco Louçã na casa ao lado e afinal de contas até nem gostam lá muito dele!!!

2 comentários:

Ricardo Jesus Cândido disse...

Não sabe limpar mas gosta de mandar bitaites. É o que dá ter empregada:)
Louçã é um bitaiteiro.

Anónimo disse...

:)