quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Palpites VI

Perguntámos aos leitores do "Lodo" por que razão entendiam que os estádios portugueses têm falta de público e 26 amigos colaboraram com a sua opinião. A caminho do Vitória de Setúbal vs Académica para a Taça da Liga - e a propósito da fraca adesão a esta competição - apetece pensar no assunto. Assim:
  • 42,3% (11 pessoas) atribuiram o facto ao preço dos bilhetes. Concordo! Para a bolsa dos portugueses 20 ou 30€ (preço que pode facilmente atingir-se e superar-se na recepção a um clube afamado) é muito dinheiro. O problema é que sem dinheiro não há boas equipas e sem elas não há bons espectáculos; sem estes, por fim, ninguém acede a desenbolsar gordas maquias, mesmo que as tenha.
  • 27% (7 pessoas) escolheram o mau futebol praticado como causa maior da rarefacção humana nos areópagos do pontapé-na-bola. Sim... Muito mal se joga por cá!... E, por vezes, um jogo menor do campeonato inglês basta para nos encher as medidas e nem é pela nomeada dos artistas; há muita prata da casa, por lá.
  • 3,8% (1 pessoa) crê que é a violência a afastar pessoas dos nossos estádios. Discordo. Com uma ou outra escaramuça estamos em ambiente relativamente seguro, em Portugal.

Alguns dados curiosos:

  • 19,3% (5 pessoas) entendem que há um misto de tudo isto que afasta as pessoas.
  • 0% ou seja ningém atrbui o facto à falta de conforto (o que é certo, dadas as condições de grande parte dos nossos estádios dos dois escalões maiores) ou às arbitragens (o que não deixa de ser curioso, já que entendo que, mesmo que sem intuitos subversivos, temos um nível medíocre na nossa arbitragem).
  • 7,6% (2 pessoas) entendem que a pergunta é falsa... A meu ver só se for por me ter esquecido de pôr à disposição a justificação das transmissões televisivas e dos horários estúpidos a que por vezes obrigam; de resto é notória a ausência de público.

5 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

preços dos bilhetes e horários dos jogos, principalmente os dos grandes

As pessoas ao fim-de-semana à noite preferem o lar. Ouvir o Prof Marcelo, as noticias do dia, descansar.... nao estão para chegar a casa as 23 e mtas vezes á meia noite

E mais o jantar de domingo para uns é sagrado.
E muita das vezes os jogos de futebol passam horários como os da 20 e 21h....

Isto tem que acabar.
Futebol no sábado e domingo só mesmo á tarde........

Mais: Muito dos estádios portugueses são grande demais....
Se fossem mais pequenos e com melhores condições estava sempre cheio....

Veja-se o caso do Chelsea, em que o seu estádio é minimo mas sempre cheio.
Isto acontece muito em Inglaterra

Pequeninos, mas bem organizados e acolhedores.

Em Portugal os estádios sao demasiado grandes para a dimensao do clube, veja-se o caso da Naval e da Académica....

Para alem de serem grandes estao muito dispersos do relvado, devia -se meter mais ao pé do relvado até para criar condiçoes desfavoraveis ao adversario

Se fossem menos dispersos e fizesse como que uma bola, talvez haveria mais espectadores

é óbvio que o mau futebol tambem ajuda, mas acho q esse problema em Portugal está a ser ultrapassado pois já temos interpretes commo Aimar, Reyes, Lucho, Liedson, Luis Aguiar.

Não é por aí.

Repito os horários a que se pratica futebol neste país são abusadores. Tudo em função da TV!

E mais é inadmissivel que a jornada comece numa sexta e acabe numa segunda feira.
Devia ser apenas de três dias.
Sexta, sábado e domingo....
Ou então metade no sábado e a outra metade do domingo.

Independentemente dos jogos europeus, porque lá fora também se joga na Europa e não há adiamentos possiveis.

Luis Melo disse...

Caro Francisco,

Aimar ??????

Francisco Castelo Branco disse...

Sim, nao viste o jogo de ontem?

Manda na equipa e nao falha um passe...

Gonçalo Capitão disse...

Começo pelo fim: o Aimar é (foi) um jogador de excelência que, ainda hoje, faz passes assombrosos. O que entendo é que, pelo preço pago, se pedia mais regularidade, embora mantenha a esperança (como adepto do futebol e simpatizante moderado do SLB) que ressurja em todo o seu esplendor.

Francisco:
Diria que o horário dos jogos é uma das chaves. Bastou que o jogo fosse às 16h00 para teres uma bela casa na Luz, para o SLB vs Belenenses, mesmo tratando-se da Taça da Liga. Já o Sporting vs Paços de Ferreira, sendo à noite e com chuva e trantando-se de uma partida menos apetecível, estava com uma casa vergonhosa, sobretudo por se tratar de uma partida nocturna, a meu ver.

Estádios grandes demais... Também concordo.

Jogadores de qualidade é certo, mas a mentalidade do futebol português estraga tudo: faltas em demasia, más arbitragens e equipas defensivas ou pouco éticas (neste caso refiro-me às equipas que, estando a ganhar por 2 ou 3 e ao invés da mentalidade anglo-saxónica, não entendem que a melhor maneira de respeitarem o adversário e os seus apoiantes é mesmo continuar a "carga de cavalaria"; por cá, ao invés, o que mais há é tirar o pé do acelerador...).

Francisco Castelo Branco disse...

GOnçalo

concordo

mas não estarão também os artistas desmotivados por falta de publico e publicidade?