domingo, 27 de julho de 2008

Blogosfera - a Ágora do séc. XXI?

"Tenho mais poder no Abrupto do que se for secretário de Estado de qualquer coisa". Quem o disse foi Pacheco Pereira, numa entrevista publicada na edição de hoje do Diário de Notícias. A frase do autor do blog Abrupto, pioneiro nos blogues de índole política por terras lusas, dá que pensar em matéria de comunicação política.
A blogosfera assumiu-se desde sempre como um espaço de livre opinião e, pese embora tenha tido um nascimento marcado essencialmente pelos blogues intimistas, está hoje cada vez mais politizada. Basta atentar ao número de blogues que se debruçam sobre Actualidade e que espelham opinião sem olhar ao 'politicamente correcto'. Pacheco Pereira é exemplo disso e com o seu blog capta a atenção de cinco mil leitores por dia. Números que, per si, quase confirmam a sua frase de hoje...
Será a blogosfera um instrumento da política moderna que influencia cada vez mais a opinião pública e que tende a sobrepôr-se aos meios tradicionais de comunicação política?
O certo é que já ninguém ousa substimar esta Ágora dos novos tempos, que é diária e atentamente lida pela classe política, intelectuais, jornalistas e outros actores sociais. Não é por acaso que hoje as rádios e os jornais lhe dedicam um espaço diário - o caso do Público no caderno P2, por exemplo. Nem é por acaso que tem vindo a crescer o número de protagonistas políticos a ter um lugar ao sol por estes lados...

2 comentários:

almariada disse...

A blogosfera também permite a difusão internacional da maior diversidade de opiniões, o que me parece a sua virtude maior.

Tudo bom para si.

Gonçalo Capitão disse...

Creio que há o seu "quê" de narcisismo nas palavras de José Pacheco Pereira...

Embora seja daqueles que, mesmo não concordando sempre com o que diz, considero importante ler (tal qual como leio, religiosamente, Vasco Pulido Valente; no que me distingo da turba de "dirigentes-anónimos-há-mais-de-vinte-anos" que se limita a insultar os heterodoxos, mesmo que, como nestes casos,tenham evidente valia intelectual), acho que era uma metáfora e quiçá um prenúncio.

Dick Morris - autor e ex-assessor do Presidente Clinton - escreveu "Vote.com", onde avança a Internet como 5º poder (após os 3 clássicos e os media).

Por seu turno, nem é preciso sair do burgo para vermos que foi um blog que sarrazinou José Sócrates, espoletando toda a questão do curso.

Ou seja, a "blogosfera" é relevante, mas ainda não governa.