quinta-feira, 29 de maio de 2008

Quem brinca com o fogo...


"Qualquer dia também tenho de ir apagar o fogo do PSD, que aquilo está tudo a arder". Quem o disse foi, pasme-se, Rui Rio. Saiu-se com esta graçola impertinente numa visita a um qualquer quartel de Bombeiros e agora arrisca-se a deixar de cair nas boas graças de muitos militantes social-democratas.

Não é motivo para questionar o seu valor e o seu reconhecido prestígio junto da sociedade civil, mas que o que disse é de uma imensa leviandade e irresponsabilidade, lá isso é. Fosse outro o contexto e até poderia soar a inofensivo. Agora dizê-lo num acto público e oficial e sabendo-se envolto em comunicação social, é grave e não espelha qualquer respeito por aquele que é o seu partido. Ademais, vindo dele, que nos últimos tempos foi incitado a vestir a farda e, qual soldado da paz, assegurar a salvação do PSD.

Rio hesitou e acabou por negar-se a cumprir tal missão. Onde nunca hesita, como tantos outros, é na hora de lançar achas à fogueira. Depois, quando a chama vai alta e são chamados a intervir, recuam. Se os nossos bombeiros fossem assim, Portugal "já era".

Sem comentários: