sexta-feira, 16 de maio de 2008

O sabor da solidariedade

Numa Itália de outros tempos a pizza era considerada alimento das gentes humildes pela preparação fácil e barata. Hoje colhe adeptos por todo o mundo sem olhar a estratos sociais. E em Lisboa, num louvável gesto de solidariedade, a pizza alimenta quem mais precisa. Isto a propósito de uma pequena pizzaria situada numa nobre zona da capital que oferece cerca de 30 refeições por dia a sem-abrigo e outros carenciados.
A atitude, por si só, já é exemplar. Mais ainda, tratando-se de um modesto estabelecimento comercial que não é mais que um negócio familiar e, sublinhe-se, num momento em que a pobreza grassa no país, pese embora os governantes a ignorem.

Num Portugal em que existem mais de dois milhões de pobres e uma nova realidade - os denominados "novos pobres" i.e. gente que tem emprego mas cujo salário não chega para fazer frente às necessidades diárias dado o progressivo aumento do custo de vida - é de louvar esta iniciativa que comprova que pequenos gestos podem fazer alguma diferença - bem sei que esta última frase soa a cliché, mas tem muito de verdade...!

Sem comentários: