sexta-feira, 7 de março de 2008

Bendita ASAE!

Uns fazem-lhe vénia, outros vaiam-na.
Para o bem ou para o mal, tem sido a autoridade mais mediatizada neste país nos últimos tempos. Falo da ASAE e da visibilidade da sua actuação, que muita tinta tem feito correr. Tal não me admira muito: afinal é típico do português criticar os que mostram trabalho.
E que trabalho!
Para quem tiver estômago, sugiro a leitura da última edição da revista Sábado.

O título já diz muito: "Os casos mais chocantes que a ASAE descobre".
E eu posso adiantar-vos mais qualquer coisinha: ratos numa panificação, pão feito com água de esgoto, larvas em carne pronta a servir e até um hotel na Linha que cozinhava um banquete ao mesmo tempo que as obras progrediam na cozinha... (!!)
É certo que somos livres de pôr em causa os critérios de prioridade das áreas de actuação daquela autoridade, bem como de questionar os seus métodos...mas a verdade é que já estava na hora de termos uma autoridade alimentar que se mexesse e que garantisse efectivamente a protecção da saúde pública.
Eu cá prefiro ver-me privada de beber uma ginginha do rossio, de comer uma bola de berlim na praia, de degustar um bitoque às tantas da manhã no Galeto..... que consumir produtos cuja proveniência ou elaboração eu achava que não ocorreria nem ao mais sórdido dos seres.

1 comentário:

Gonçalo Capitão disse...

Foi por isso que nunca embarquei na histeria, também do PSD, contra a ASAE.

Claro que o "chefe da banda", como diria Ribeiro e Castro, se portou como um palhaço, mas a instituição parece acertar mais do que o que erra.