quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Até quando?!

Violência doméstica: sobem as queixas e sobe-me a indignação. Bem sei que não é a primeira vez que falo nisto, mas hoje veicula a notícia de que o número de queixas de violência no seio familiar tem aumentado nos últimos anos.
É certo que tal aumento fica também a dever-se à maior facilidade que há hoje em denunciar este tipo de ocorrências - mormente desde que se converteu em crime público - bem como ao facto de se assegurar maior protecção à vítima.
Contudo, não deixam de arrepiar os números ora divulgados, que revelam que 87% dos casos denunciados tratam de violência exercida sobre as mulheres.
E ainda falamos - com a altivez do costume - das mulheres reprimidas nos países islâmicos. E que tal se começássemos por nos olhar ao espelho? Se no Ocidente que denominamos de desenvolvido as coisas correm assim, que moral temos nós para exigir aos demais um comportamento diferente? Sendo que lá, a violência é às claras e por cá, encapotada. Infelizmente, é caso para dizer que «fala o roto ao nu»...

Sem comentários: