sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

"Esse assunto eu não comento..."

“Esse assunto eu não comento…” foi a frase que mais se ouviu na entrevista realizada por Judite de Sousa ao ex-presidente da república, dr. Jorge Sampaio.

Na “grande” entrevista de ontem, era forte a expectativa por parte dos que normalmente acompanham estas coisas da política, em perceber o ponto de vista de Jorge Sampaio sobre alguns assuntos:

Afinal aconselhou ou não a ida de Durão Barroso para a presidência da comissão europeia? O fez no exercício das suas funções para ter um português em tão destacado cargo europeu???

O que lhe faltou para não tomar posição sobre a situação “pantanosa” que o país seguia durante os governos de António Guterres, onde o ministro o ambiente era José Sócrates? Afinal o que pensa sobre as SCUT’s?... e a nova lei das finanças locais?

Como resume o seu mandato de 10 anos, onde o país conheceu quatro governos e onde três destes não terminaram o seu mandato?

Mas acima de tudo, porque razão alterou a sua posição entre Julho e Novembro de 2004 relativamente ao XVI governo?
… E o que entende por legitimidade politica de uma maioria parlamentar na Assembleia da República para exercer as suas funções???
Qual a força das sondagens nas suas decisões como Presidente da República???

Percebeu-se que Jorge Sampaio recebeu muitos telefonemas por causa da sua decisão em Julho de 2004… também se percebeu que nada fez para viabilizar a ida de Durão Barroso… isto é, até fez, mas depois desfez!!!

Durante os governos de Guterres, a sua fidelidade socialista “obrigou-o” a motivar o país para o desastre estratégico de politicas populistas com scut’s e rendimentos mínimos… politicas que apelavam ao conformismo social e à estagnação da iniciativa profissional…

Segui a entrevista com algum interesse para tentar perceber o episódio em 2004 relativo à dissolução da assembleia da república. Mas devo confessar que continuo sem perceber a explicação deste ex-presidente sobre este assunto!!!


No resumo da entrevista ficou o facto de que Jorge Sampaio, ainda não fala com o seu amigo Ferro Rodrigues, dá umas aulas para tentar explicar o ser exercício (ou falta dele) como Presidente da Republica e faz uns “biscates” em colóquios e conferências…

Ficou o consolo de que Jorge Sampaio não pensa em volta à vida politica activa… “Valha-nos isso!!!”!!!

3 comentários:

Rosa Moreto disse...

Acho que todos os que estiveram atentos à entrevista estavam à espera do mesmo...ainda bem que eu esperei sentada..lol

Rui Miguel Ribeiro disse...

Eu não esperava nada e, por isso não a vi. Não esperava nada, porque de sampaio não se espera nada além do discurso redondo, complicado, intrincado, mas vazio, oco, sem conteúdo nem interesse.
Confesso que já há muito que não tenho pachorra (é o termo) para uma criatura tão cinzenta, tão pseudo-moralista mas tão crápula que usou e abusou de um cargo de tão grande responsabilidade para interesses político-partidários. É uma nódoa da III República que importa esquecer o mais depressa possível.

Jose Patricio disse...

O Sr DR mais uma vez provou que sempre que falou não acrescentou nada e quando abriu a boca fez m... assim sendo provou a mais alguns Portugueses que foi eleito para um lugar que nunca exerceu.
Compreende-se o convite pois a concorrencia televisiva necessita de palhaçadas senão perde-se audiencias