sábado, 28 de maio de 2011

Números que impressionam

É natural que a campanha eleitoral esteja a absorver a maioria das notícias e por consequência o pensamento das pessoas e as tertúlias de café.

Mas no meio de tanta overdose informativa há notícias que se destacam e inquietam, apesar de figurarem apenas na página 10 da versão impressa do Público deste Sábado (com uma curta chamada de primeira página) e não terem grande destaque na versão online.

Trata-se de um estudo científico sobre eventos adversos realizados em Portugal na área da saúde (o primeiro, por sinal!).

Investigadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) chegaram à conclusão que “um em cada dez doentes internados em hospitais foram vítimas de erros de saúde”, resultando em danos ou lesões, mais dias de internamento, incapacidade e que 10% destes casos redundaram mesmo em mortes!

São números que impressionam e eu nunca ouvi a Dr.ª Ana Jorge falar sobre o assunto.

Impressiona ainda mais quando dizem que “na esmagadora maioria dos casos nem os doentes nem os seus familiares terão sido informados do ocorrido”.

Ressalvando a devida hipérbole, ao ler a notícia lembrei-me de um amigo que uma vez disse-me que evitava ao máximo ir a hospitais, porque arrisca-se a entrar lá bom para depois sair doente, se chegasse a sair.

1 comentário:

Dulce disse...

Ricardo, o SNS tem de tudo... bons (excelentes até) médicos e outros mais medíocres... Eu confesso que tenho má memória dos tempos em que recorri aos serviços de saúde pública, mas conheço quem traga de lá as melhores recomendações!

A este propósito, vale a pena reler estes dois relatos:

http://lodonocais.blogspot.com/2010/08/coitado-de-quem-cai-numa-cama-de.html

http://lodonocais.blogspot.com/2010/08/carta-marta.html