quinta-feira, 9 de abril de 2009

Quando ser bom é mau ou a história de uma visão para a Cultura

Confesso que gosto muito da programação cultural do Cine-Teatro de Alcobaça e faço aqui, com atraso, a homenagem devida a Gonçalves Sapinho - ilustre Edil, meu amigo e, no mínimo, homem que teve a grandeza de autorizar a dita panóplia cultural - e a Rui Morais, que prova que as juventudes partidárias não são apenas alfobres de carreiristas (acusação injusta, em grande parte), antes produzindo também actores cívicos de nível superior. Pena é que ao PSD local tenha faltado o arrojo de inovar na constituição da candidatura autárquica…

No chamado "dia dos namorados", a experiência proposta pelo CTA era rever a mítica película de Murnau - datada de 1927, marcou o início do percurso “hollywoodesco” do realizador, vencendo três Óscares, na primeira edição do galardão).

O Filme conta uma história de amor campestre, cuja subsistência é ameaçada pelas tentações da urbe (personificadas, claro está, numa mulher da cidade), compondo uma metáfora que, já desligada da dicotomia campo-cidade, ainda colhe sentido na destruição dos afectos pelo consumismo e pela ascensão do “ter” sobre o “ser”.
O que ainda tornou este serã mais aliciante (do que pode contar-se...) foi o facto de a banda sonora ser tocada ao vivo, a lembrar a memorável exibição (em 2002, creio) de "Alexandr Nevskiy" de Eisenstein, com a música de Prokofiev tocada pela Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos.

1 comentário:

Dulce disse...

Não posso deixar de dizer que subscrevo tudinho, acrescentando que muito orgulho sinto ao ver que a minha cidade tem sido exemplar na política cultural e que isso se deve não só à autarquia e ao seu programador cultural mas também a alguns rostos da sociedade civil que se aliam na dinamização dos espaços culturais locais.

No caso do filme-concerto de 14 de Fevereiro passado a iniciativa foi levada a cabo com a "Aurora, Rede Criativa de Programação e exibição de Cinema", sobre a qual se pode conhecer mais aqui:

http://www.aurorarede.com/

http://videos.sapo.pt/TyMMqSeVK8HMwjKD7kuz