De facto, o repasto até deixou a desejar, mas a imprensa gratuita excedeu os meus mais delirantes sonhos!
Embora editado em Rio Maior, o semanário "Volta e Meia 2", títula sem rodeios "Região Alcobaça - Nazaré".
Vejamos, então, o que os conterrâneos de Dulce Alves lêem... A começar, a primeira página oferece-nos 6 anedotas e 7 anúncios. Passo a citar a segunda (sem correcção ortográfica para que possa apreciar o nível deste concorrente do Expresso):
"Cão que chupa?!
Ia Asdrubal no seu carro quando rapara numa placa.
'Cão que chupa pau a 1000m' - fica intrigado mas continua a sua viagem.
Mais à frente vê uma nova placa
- ' Cão chupa pau a 10m'.
Pára o carro e vai ver o que se passa. Ao bater a porta aparece um homem:
Asdrubal: É aqui que o cao chupa o pau?
Homem: É sim senhor.
Asdrubal: Tenho que pagar alguma coisa?
Homem: 50 euros.
Então o homem chama pelo seu cão.
Homem,: Rex, Rex anda cá...
Aparece um caniche.
Homem: Rex chupa o pau ao moço.
E Rex nada...
O homem ajoelha-se e diz para o rex:
Vê lá se aprendes... é a última vez que te ensino".
Ao longo das seis literárias páginas (que fariam corar de modéstia Miguel Sousa Tavares, Vasco Pulido Valente, António Barreto ou outra ilustre pena), podemos ainda aprender com mais 14 anedotas (20 no total), uma notícia sobre os contadores da água, uma adaptação de um conto dos irmão Grimm (a página 3 é infantil), a previsão astrológica para o signo Gémeos, alguns passatempos, 3 pensamentos subordinados ao tema "Amor" e 3 provérbios. Anúncios, com os já referidos, chegam aos 31.
Correndo o risco de habituar mal os nossos leitores, que não estão habituados a tanta qualidade e que podem passar a ler apenas o jornal sub judice, cá vai outra:
"Assaltantes
Três ladrões vão assaltar um banco.
Quando chegam à primeira caixa encontram iogurtes. Dizem uns para os outros: "Iogurtes"? Resolvem comê-los. Nasegunda caixa encontrara mais iogurtes. Muito espantados comeram-nos de novo. Na terceira caixaencontraram mais iogurtes diz um para o outro:" (estou a citar literalmente) "- Vai la´fora e vê qual é o nome deste banco para nunca mais o virmos assaltar!
- É banco... de esperma".
Havia mais e melhor, mas sossobra-me a coragem...
Quando à publicidade, também ela oferece motivos de regalo, a começar pela "Danceteria Dom Pirata", em Porto de Mós, que oferece "Noites de Kizomba", às quartas-feira, e "Ladys Nigth" (continuo a citar literalmente), presume-se que na mesma noite... Depois, por que não trajar-se a rigor na "Cindy Jovem" para depois deleitar-se com um repasto régio no "Snack-Bar/Cafetaria Franganito 2", em Alcobaça?! Contudo, a meu ver e dado o teor do periódico, a mais útil passagem publicitária tem mesmo a ver com a "Agência Funerária Alcobacense, Lda.", que anúncia um muito tranquilizador "Auto Fúnebre próprio", não vá o cliente temer o ir à boleia!...
Em suma, alcobacenses e nazarenos não podem queixar-se pois é farta a informação com a qual podem animar a sua vida cívica.
5 comentários:
Gonçalo,
bem sabes que desconhecia tão inusitada publicação e que acho lamentável que circule gratuitamente uma publicação com este tipo de conteúdos... Se com os mesmos meios apostassem em informação gratuita sobre a actualidade da região... mas não, preferem a piada brejeira, o horóscopo e os passatempos, que isso sim, instrui o povo!! :$
O puxão de orelhas não vai só para quem teve a magnânima ideia... mas sobretudo para aqueles que financeiramente a sustentam (através de publicidade), entre os quais uma mui famosa livraria da cidade!!...
Salva-se a isenção do autor do post, que resistiu às tuas tentativas para arquivar o processo! :P
Curiosamente, parece-me mais isento que os noticiários da RTP... Estarei a ler mal?
Olhe o Ministro Santos Silva, JAV... Olhe o Ministro Santos Silva... :)
De todo o modo, é mais isento do que a RTP e ainda mais apalhaçado do que a TVI!
Parabéns pela primeira crítica ao nosso jornal;
Se desejar enviar anedotas da sua autoria envie um email para: voltaemeia.rial@gmail.com
Saudaçoes
@Dulce Alves -
"Gonçalo,
bem sabes que desconhecia tão inusitada publicação e que acho lamentável que circule gratuitamente uma publicação com este tipo de conteúdos..."
Minha senhora, pedimos desculpa mas nestes tempos de crise não vamos cobrar dinheiro aos nossos queridos leitores;
P.S.: "Só lê e ri quem quer"
Enviar um comentário